Importância da Leitura e Escrita
A alfabetização consiste no aprendizado do alfabeto e de sua utilização como código de comunicação. De um modo mais abrangente, a alfabetização é definida como um processo no qual o indivíduo constrói a gramática e em suas variações. Esse processo não se resume apenas na aquisição dessas habilidades mecânicas (codificação e decodificação) do ato de ler, mas na capacidade de interpretar, compreender, criticar, resignificar e produzir conhecimento. Todas essas capacidades citadas anteriormente só serão concretizadas se os alunos. A alfabetização envolve também o desenvolvimento de novas formas de compreensão e uso da linguagem de uma maneira geral. tiverem acesso a todos os tipos de portadores de textos. O aluno precisa encontrar os usos sociais da leitura e da escrita.
O aprendizado da leitura é um momento importante na educação, que começa na alfabetização e se estende por toda educação básica. Consiste em garantir que o aluno
consiga ler e compreender textos, em todo e qualquer nível de
complexidade. Uma vez alfabetizado, é possível o indivíduo ampliar seu
nível de leitura e de letramento, de forma a tornar-se um sujeito
autônomo e consciente.
O principal suporte para a alfabetização é a
leitura, pois lendo com frequência facilita a fixar a grafia correta das
palavras ou seja, o aprendizado. Sabemos que a leitura esta ao nosso
redor, nos fazendo ler o tempo todo, mas é necessário que a escola não
se limite ao significado e a essa função que se atribui á
leitura.Algumas coisas que aprendemos na escola são esquecidas com o
tempo, por não serem praticadas. Através da leitura rotineira, os
conhecimentos se fixariam de forma a não serem esquecidos
posteriormente.
Toda escola, deve fornecer uma educação de qualidade
incentivando a leitura, pois dessa forma a população se torna mais
informada e crítica.
A leitura é fundamental no desenvolvimento do ser
humano onde a escola possui um papel importante no desenvolvimento do
hábito de ler.
Aprendizado da Leitura na Escola
A alfabetização formal se fixa no primeiro e segundo anos do ensino
básico. A partir daí considera-se que o aluno já é um leitor e começa-se
um período de interpretação de textos que parte deste pressuposto.
Para os autores Duffy, Sherman e Roehler (1977), a leitura é um
processo que se aprende reconhecendo e compreendendo palavras e frases
que se apoiam mutuamente, despertando o interesse das crianças por
materiais impressos, brincando e descobrindo significados, com isso,
haverá uma melhoria da linguagem e comunicação das crianças com outras
pessoas. O aprendizado através do brincar, possibilita ao aluno aprender
a lidar com suas emoções e ele começa a adquirir sua individualidade ao
mesmo tempo em que considera o meio e os demais. É necessário ensinar às crianças a linguagem e escrita e não somente a
escrita de letras.
E durante o período de aprendizagem, o educador deve
fazer do lúdico uma arte, um instrumento para possibilitar e facilitar a
educação a criança. A prática de permitir à criança o diálogo faz com
que ela exponha suas ideias.
—J.S. BRUNER, p.225
Fonte: Wikipédia.
Diponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Alfabetiza%C3%A7%C3%A3o
Diponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Alfabetiza%C3%A7%C3%A3o
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